top of page
  • Foto do escritorSemear Consultoria

Principais culturas agrícolas do Paraná

Atualizado: 24 de jun. de 2021

Os produtos agrícolas mais importantes do Paraná são o trigo, o milho, a soja e o café, riquezas que alcançaram safras recordes na competição com outros estados. Em 2019, a produção de grãos de verão no Estado do Paraná foi estimada em 23,3 milhões de toneladas.



O trigo é uma espécie de grão que requer solo e clima específico, sendo que no Paraná existem condições ambientais propícias ao seu cultivo. As microrregiões com maior produção de trigo são Toledo, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Goioerê, Cascavel, Ponta Grossa, Londrina e Porecatu. Existem outros grãos na família das gramíneas, como centeio, cevada e aveia. Essas três safras não requerem solo específico, são plantadas após a colheita do trigo. Em 2019, a cevada atingiu 60,4 mil hectares, um aumento de 11% na produção, chegando em 243,1 mil toneladas. As microrregiões com maiores rendimentos de centeio, cevada e aveia são Guarapuava, Campo Mourão, Apucarana, Cascavel, Prudentópolis, Palmas, Irati e Ponta Grossa. O sorgo é outro grão amplamente utilizado na agricultura paranaense e é uma valiosa planta forrageira.



O milho é uma gramínea nativa da América do Sul, os nativos já o haviam plantado durante a descoberta do Novo Mundo por Cristóvão Colombo. O milho cultivado tem muitas vantagens sobre o trigo: requer poucas exigências de solo e clima, fornece os mais diversos produtos, além de poder alimentar humanos e animais. No Paraná, as microrregiões que mais produzem milho são Toledo, Francisco Beltrão, Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Ponta Grossa, Iguaçu e Capanema.



O cultivo de soja é o mais jovem dos quatro e se expandiu no norte e oeste do estado e depois no sul. Uma planta nativa da Ásia (feijão chinês), conseguiu se adaptar facilmente ao clima subtropical do Brasil. Como um dos vegetais mais cultivados, ele se expandiu porque é muito procurado em outros países. No mercado interno, a soja é aceita principalmente como matéria-prima para a indústria de óleo comestível. Em 2019, estima-se que a área de plantio de soja seja de 5,48 milhões de hectares e a produção seja cerca de 20 milhões de toneladas. As cidades com maior produção de soja encontram-se em microrregiões como Toledo, Cascavel, Goioerê, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Londrina. O tremoço é uma leguminosa amplamente encontrada no Paraná, fornecendo grãos adequados para consumo após o tratamento adequado, esse grão melhora a qualidade do solo e facilita o crescimento de algumas plantas.



A cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do estado, mas atualmente vem diminuindo sua grandiosidade (só o Paraná já produziu 60% do café mundial). As plantações de café mais densas estão localizadas na área oeste de Apucarana. Em segundo lugar, o café é produzido nas terras das sub-regiões dos Bandeirantes, Santa Amélia e Jacarezinho.



Escrito por: Estela Rodrigues Camargo, assessora de marketing Semear Consultoria.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page