top of page
  • Foto do escritorSemear Consultoria

O que é o cinturão verde que rodeia Curitiba?

Atualizado: 26 de jun. de 2022

O cinturão verde é composto por pequenas propriedades rurais que produzem laticínios, hortaliças e doces derivados das frutas. Estes produtores são responsáveis por grande parte dos alimentos que chegam aos consumidores de Curitiba.



É nos arredores de Curitiba e em pequenos pedaços de terra que vivem e trabalham boa parte dos agricultores familiares que alimentam a capital. Mais de 80% da produção são direcionados ao consumidor de Curitiba. Por serem produtos com pouca durabilidade e com frágeis condições após a colheita, estes alimentos devem ser rapidamente vendidos, dessa forma estes produtos são vendidos em feiras semanais e no Mercado Municipal.


Buscando maior renda para suas propriedades muitos dos agricultores da região metropolitana de Curitiba aderiram também a produção de alimentos com selo de orgânicos, garantindo sustentabilidade e passando confiança na procedência e qualidade de seus alimentos. E ao consumidor que decide pela compra de produtos orgânicos e pelo pagamento de um prêmio por efeitos positivos à saúde e redução de impacto ambiental, entre outros atributos, eles esperam obter, em troca, um produto de origem orgânica garantida. Assim como os produtores orgânicos, que arcam com custos de produção mais elevados, os consumidores desejam estar protegidos contra os falsos produtos orgânicos.


Não são vendidos somente frutas, verduras e legumes, ao beneficiar a produção os produtores agregam valor com os derivados como aguardente, vinhos, compotas, conservas, doces, farinhas, derivados do leite, entre outros produtos que também são vendidos.


Escrito por: Bernardo Bruschi Demarco, assessor de recursos humanos Semear Consultoria.

565 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page