top of page
  • Foto do escritorSemear Consultoria

Movimento Empresa Júnior: a conexão entre o ensino superior e o empreendedorismo

Atualizado: 26 de jun. de 2022

Em um cenário onde a emergência de empreendimentos se torna cada vez mais notável no país, a necessidade de promover a educação empreendedora também merece destaque. Segundo o programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedorismo Total corresponde a 38,7% da população brasileira em 2019, dados expressivos que colocam o Brasil no topo do ranking mundial de empreendedorismo.



É nesse contexto que o Movimento Empresa Júnior se insere como uma figura de grande importância, sendo responsável por aproximar jovens universitários da esfera empresarial.


O surgimento do MEJ no Brasil se deu no final da década de 80 com a Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas. Desde então, novas instâncias e federações foram criadas e o propósito do movimento difundido por todo território brasileiro. Atualmente, são mais de 1400 Empresas Juniores que abrangem 260 universidades e aproximadamente 26 mil integrantes, com cerca de 34.000 projetos e 49 milhões de reais de faturamento.


A legislação que viabiliza o movimento foi sancionada em 2016 e definiu as diretrizes que regem a criação e desenvolvimento de Empresas Juniores. Alguns critérios foram definidos para manter o alinhamento entre todos os estados brasileiros, como: o serviço precisa ser voluntário, deve proporcionar aos seus membros as condições necessárias para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos referentes à respectiva área de formação profissional, além de aperfeiçoar o processo de formação dos profissionais em nível superior.


Dessa forma, a Semear Consultoria desempenha um papel essencial no que diz respeito ao desenvolvimento interpessoal e profissional dos estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Paraná. O seu surgimento em 2014 buscou a aproximação entre o campo e a cidade à medida em que habilidades como liderança, trabalho em equipe e comunicação são adquiridas pelos discentes ao longo de sua trajetória na EJ.


A Semear integra a rede de Empresas Juniores que cumprem o previsto na lei 13.267, estimulando o espírito empreendedor e promovendo o crescimento técnico e acadêmico de seus membros.


Fazer parte do Movimento Empresa Júnior é garantia de transformação!


Ficou interessado em saber mais sobre o MEJ e sobre a atuação da Semear Consultoria? Entre em contato conosco pelo nosso instagram: @semearconsult


Escrito por: Maria Eduarda Barreiro Marques, assessora de recursos humanos Semear Consultoria.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page