• Semear Consultoria

Vantagens das hortas urbanas

Cultivadas no ambiente urbano, coletivo ou doméstico, as hortas abrem diversas possibilidades para quem quer iniciar uma alimentação mais saudável, economizar na hora das compras ou se aprofundar em um novo passatempo. Ter em casa um jardim, ou uma área verde nos remete a um momento de paz e tranquilidade, podendo desfrutar da beleza da natureza, como forma de sair do ambiente corrido e agitado das cidades, onde temos prazos e tarefas para cumprir toda a semana. Mas já pensou em ter na varanda do seu prédio, ou em um pequeno espaço de sua residência, mudas de vegetais, frutas e legumes?


Essa é uma das vantagens de se ter uma horta urbana, podendo ser implantada em pequenos espaços, seja próximo ao chão ou na vertical, e utilizando-se de vasos, canteiros ou outros recipientes. Uma área com incidência de luz solar e ventilação é o local ideal para montar uma horta. Nesses casos, a irrigação pode ser feita manualmente, com um regador convencional, produzindo um momento para o contato com a terra e o cuidado com o meio ambiente. Em diversas cidades as hortas ultrapassaram as varandas e janelas dos apartamentos, sendo incorporadas no planejamento urbano, através de espaços coletivos e sociais.


Mesmo em pequenas quantidades, cultivar os próprios alimentos, através do plantio de mudas ou sementes, acarreta em uma economia de dinheiro no mercado ou hortifrúti, além de ser um ótimo incentivo para o consumo de alimentos saudáveis. Mudas de alface ou tomate cereja para a salada, morangos para uma sobremesa, temperos e diversos outros vegetais são excelentes para se ter na horta.


A Semear Consultoria já realizou mais de 10 projetos de Hortas Urbanas em Curitiba e região. Venha fazer um orçamento conosco, e colocar em prática a ideia de um ambiente novo e produtivo em meio a cidade.



Escrito por: Vitória Carolina Fritsch, diretora de recursos humanos da Semear Consultoria.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo