• Semear Consultoria

Importância econômica da citricultura no estado do Paraná

A fruticultura é um dos ramos da agricultura brasileira mais importantes quando se refere à economia. Ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de fruticultura, o Brasil é responsável pela produção de mais de 40 milhões de toneladas, sendo a laranja a principal fruta produzida no país, correspondendo à cerca de 41% das colheitas totais!


Além da laranja, outras frutas do gênero citrus como o limão e a tangerina são produzidas nas mais diversas regiões do país. No Paraná, a citricultura refletiu cerca de 62,6% do total de frutas colhidas em 2019. Cerro Azul, cidade localizada no nordeste do estado, possui expressiva participação na produção de tangerina Ponkan, com aproximadamente 10% do total produzido no Brasil.


A produção de citros pode ser exportada, destinada ao comércio local ou escoada para diversas indústrias, como a alimentícia e processados, de sucos e bebidas, farmacêutica e até mesmo cosmética, fornecendo também subprodutos que podem ser utilizados em muitos outros segmentos.


Além disso, a cidade de Curitiba e a região metropolitana representam grandes polos consumidores de frutas cítricas no Paraná e cultivares resistentes à pragas frequentes encontradas em pomares de várias culturas de citros são utilizadas nessas regiões.


A citricultura é uma alternativa de renda e uma oportunidade de melhoria na qualidade de vida do produtor!


Escrito por: Maria Eduarda Barreiro Marques, assessora de Marketing da Semear Consultoria.


* Imagem retirada do site: Shutterstock.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo