top of page
  • Foto do escritorSemear Consultoria

AGRICULTURA DE PRECISÃO: a tecnologia cada vez mais aliada ao produtor.

Atualizado: 30 de abr.

É evidente que os mais diversos avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nas profissões, nos meios de produção e no dia a dia do ser humano. E no mundo do agro não se faz diferente!

A Agricultura de Precisão, é um ótimo exemplo de como a tecnologia complementa, auxilia e aumenta resultados de uma atividade tão essencial à sociedade, que é a produção vegetal e animal, alavancando a obtenção de alimentos, commodities e matérias primas.

A "AP", como comumente é chamada pelos especialistas, baseia-se em sistemas que analisam as lavouras não de maneira geral, como era e ainda é feito na maioria das produções, mas sim buscando pontos com diferentes características e necessidades fisiológicas, nutricionais e patológicas, para ter diagnósticos precisos e soluções de menores custos ao produtor. Tendo assim menor impacto econômico e ambiental.



Para que isso aconteça de maneira eficiente, além dos conhecimentos teóricos e práticos convencionais dos profissionais agrícolas, diversos instrumentos tecnológicos são utilizados para análises e aplicações de insumos, como GPS, drones e também técnicas de geoprocessamento.

No Brasil e no mundo ainda é uma área do conhecimento relativamente recente, em que se consolidou a partir dos anos 90 e 2000 com os avanços obtidos principalmente em relação ao Sistema de Posicionamento Global (GPS, acrônimo do inglês "Global Position System"), nos Estados Unidos da América. E por conta disso ainda não se faz tão presente na realidade dos produtores.

A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), organiza uma grande rede de pesquisa de Agricultura de Precisão, contando com 15 áreas experimentais distribuídas no Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do país, cobrindo culturas anuais (milho, soja, trigo, arroz irrigado e algodão), culturas perenes (eucalipto, uva, pastagem, cana-de-açúcar, laranja, maçã e pêssego), além de experimentos na área da zootecnia. Mobilizando mais de 200 pesquisadores. Sendo assim, uma das principais fontes de pesquisa e progresso nesse âmbito agropecuário.

O grande desafio para o futuro é cada vez mais desenvolver técnicas e sistemas de precisão na agricultura brasileira, mas também, aumentar o alcance dos agricultores e trabalhadores agrícolas a essas evoluções, por meio de seminários, simpósios e extensões rurais. E além disso, permitir uma maior popularização, pois ainda não se faz tão acessível aos pequenos e médios produtores, por conta do custo elevado de operação e dos instrumentos digitais necessários.

Para saber mais sobre esse assunto e também sobre diversos outros do mundo da agronomia, entre em contato com a Semear Consultoria, para conhecer um pouco do nosso trabalho e dos nossos serviços disponíveis!


REFERÊNCIAS:

BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 21-33.

PROGRAMA AGRICULTURA DE PRECISÃO. Senar, 2022. Disponível em:< https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/agricultura-de-precis%C3%A3o>. Acesso em: 9 de out. De 2022.


AUTOR: GUSTAVO ROMEO PIMENTEL.


*Imagem: Site "Campo e Negócios".

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page