• Semear Consultoria

Viabilidade econômica: Definição, importância e quando executar

O estudo de viabilidade econômica é realizado através de análises e pesquisas de caráter econômico e tem como finalidade reunir estas análises de forma a facilitar a observação do projeto de acordo com a sua viabilidade, ou seja, serve para conferir se a execução do projeto é viável ou não.



É importante ressaltar que esse tipo de estudo serve tanto para alguém que vai abrir uma empresa e deseja tomar decisões mais assertivas, mas também para quem está iniciando um projeto, pois é muito importante conferir se o projeto é economicamente viável ou não.


Para o agronegócio, o estudo de viabilidade é tão importante como para qualquer outra área, pois sempre antes de executar qualquer ideia, é muito importante conhecer o mercado, como por exemplo, a demanda de um produto ou serviço na região em que está localizado, o preço que é cobrado, a qualidade do produto ou serviço já oferecido, entre outros...


Depois de obter os dados do mercado de uma determinada região de interesse, podemos realizar uma projeção dos custos e receitas que o projeto pode gerar, sendo muito importante fazer essa projeção de forma realista, comparando as fases boas e ruins de empresas do mesmo ramo. Essa parte do estudo de viabilidade é muito importante para ter uma noção das situações que podem ocorrer.


Os indicadores econômicos também devem ser calculados e considerados para a tomada de decisão pois trazem uma noção real sobre o projeto ser economicamente viável ou não. Entre os indicadores econômicos, podemos citar alguns como sendo mais importantes de uma forma geral, como VPL (Valor Presente Líquido), TIR (Taxa Interna de Retorno), Payback e TMA (Taxa Mínima de Atratividade).

Outra coisa muito importante para esse tipo de estudo é sempre considerar os imprevistos, para isso, é interessante a realização do FMEA. O FMEA é uma metodologia que tem como objetivo analisar as possíveis falhas e problemas que um produto ou sistema possa apresentar para também estudarmos os possíveis efeitos dessas falhas. A importância desse tipo de metodologia é de caráter preventivo, de forma a evitar o problema, ou amenizar os seus efeitos, no caso de o problema ser inevitável.


Com esses dados citados à cima, a tomada de decisão fica muito mais fácil e assertiva, aumentando consideravelmente as chances de sucesso de um projeto ou empreendimento que esteja começando.


A Semear Consultoria atua com viabilidade econômica para projetos e empreendimentos voltados ao agronegócio, sempre de forma detalhada e responsável, visando sempre a satisfação e sucesso dos nossos clientes.


Escrito por: Lucas Rodrigues de Souza, assessor do Comercial da Semear Consultoria.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo