top of page
  • Foto do escritorSemear Consultoria

Importância da adubação com NPK

Adubação NPK


Você sabe o que é a adubação NPK e qual a sua importância? Essa sigla significa nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) e demonstra-se um dos fertilizantes mais utilizados na agricultura devido a sua formulação contendo os principais macronutrientes necessários às plantas; ele pode ser comprado já formulado ou pode ser produzido pelo produtor mesmo por meio da mistura de fertilizantes simples como uréia, fosfatado simples e cloreto de potássio, por exemplo.



O nitrogênio, fósforo e o potássio são elementos essenciais para o crescimento de plantas e, devem ser disponibilizados em maior quantidade em relação à outros (por isso chamam-se de macronutrientes), haja vista que são componentes importantes para formação de aminoácidos, bases nitrogenadas, ácidos nucléicos, entre diversas moléculas que garantem o funcionamento do organismo.

Dessa forma, esses nutrientes que encontram-se presentes na solução do solo são absorvidos por meio das raízes das plantas para o próprio suprimento e manutenção do seu metabolismo. Logo, a aplicação de adubos NPK no solo visam garantir a disponibilidade da quantidade adequada desses elementos para o

suprimento dos vegetais.


Assim, é comum escutarmos termos como 10-10-10, 4-14-8, etc. que são diferentes formulações desses adubos e demonstram as quantidades de nitrogênio, fósforo e potássio, nessa ordem, presentes no formulado. Ou seja, um adubo do tipo 15-15-20, significa que para cada 20 partes de potássio há 15 partes de fósforo e 15 de nitrogênio e a determinação de qual formulação o produtor deve utilizar irá depender de em qual cultura será aplicado, o estádio dessa e, principalmente, da carência de nutrientes do solo, a qual será avaliada por meio da análise de solo.


Nesse sentido, percebemos como um fator determina o outro, pois o bom crescimento das plantas é garantido pela presença de nutrientes no solo, os quais são supridos por meio da adubação deste e esta última é determinada a partir de uma boa análise de solo. Assim, notamos a importância da análise do solo em uma propriedade com a finalidade de garantir uma boa produtividade na lavoura.

A Semear apresenta em seu portfólio uma análise de solo completa para o produtor, com a opção de macro e micronutrientes ou apenas macro, garantindo assim, maior excelência na produção agrícola ao determinar a carência de nutrientes do solo e então, podendo escolher de maneira correta qual o melhor formulado de adubo para se utilizar e quanto é necessário.


Escrito por: Letícia Gabriela Schulze, assessora do comercial.

Referências: O que é NPK e como o adubo deve ser utilizado. CanalAgro. Disponível em: <O que é NPK e como o adubo deve ser utilizado - Canal Agro Estadão (estadao.com.br) >

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page