• Semear Consultoria

Como uma composteira doméstica pode diminuir os impactos ambientais

Atualizado: Set 7

Você que tem, ou pensa em ter uma composteira em casa, já parou pra pensar na contribuição que a prática da compostagem tem no meio ambiente?



Pois nesse texto haverá alguns fatos que podem te convencer a continuar a prática da compostagem, ou a aderir isso no seu cotidiano caso ainda não tenha começado, mas para entendermos melhor os benefícios de adotar essa prática, devemos primeiramente entender o que é o processo da compostagem, e quais as principais utilidades do seu produto final.


A compostagem é um processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil. De acordo com um estudo, prática ainda faz bem para a saúde, pois o contato com uma bactéria presente no húmus funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea.


Quando se recicla o lixo orgânico que seria destinado aos aterros sanitários, estamos impactando diretamente a redução de gases do efeito estufa, visto que a compostagem quando feita em casa não gera o gás metano, que é gerado em imensas quantidades nos aterros e é altamente nocivo ao meio ambiente, cerca de 25 vezes mais forte do que o gás carbônico.


A média de lixo produzida por habitante no Brasil é de mais de 1 kg por dia, sendo aproximadamente 52% orgânico, tornando o nosso país o 3° maior produtor de lixo no mundo. No período de um ano, apenas uma pessoa pode chegar a produzir quase 200 kg de lixo orgânico, mas pense o quanto 200 kg a menos em um aterro pode impactar. Agora pense em duas, cem, mil, 1 milhão de pessoas reciclando o seu lixo orgânico por um, dois, cinco, dez anos.


A compostagem não é só um adubo para suas plantas, é o que mantém nosso mundo vivo por mais tempo. Se você terminou esse texto decidido a começar essa prática, entre em contato conosco, nos da Semear Consultoria temos uma parceria com uma empresa que faz compoteiras e possuímos uma promoção incrível com eles, essa empresa é a Ciclus Consultoria, na compra de uma composteira e uma horta vertical, você ganha 15% de desconto.


Escrito por: Rodrigo Luiz Oliveira de Conto, assessor do financeiro Semear Consultoria.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo