• Semear Consultoria

Assistência técnica e consultoria agrícola: qual a sua importância para o desenvolvimento rural?

A assistência técnica e a consultoria agrícola apresentam reflexos significativos no desenvolvimento do produtor rural e da propriedade agrícola, sendo importantes para o auxilio na solução de problemas e aumento da rentabilidade da área estudada.



A Assistência técnica trata de um conjunto de atividades que buscam levar uma boa comunicação, capacitação e prestação de serviços aos produtores rurais interessados na sua contratação. Como objetivo principal, a assistência técnica visa desenvolver o produtor, contribuindo para a solução de problemas encontrados em sua propriedade, os quais se resolvidos podem levar a um aumento de produtividade, reduzir custos e melhorar as condições de produção, gerando maior lucratividade, além da possibilidade do alcance de uma maior tecnificação trazida com a agricultura 4.0, entre outros benefícios, com um enfoque mais didático.


A consultoria agrícola refere-se a avaliar a propriedade ou campo de consultoria, por meio de diagnósticos e analises de processos, indicando pontos vulneráveis dentro da propriedade, cultura a qual o serviço foi contratado, assim o consultor realiza um levantamento de necessidades e identifica soluções para o problema, realizando recomendações de ações para melhorar o sistema produtivo. Sendo assim, ao contratar uma consultoria, o consultor poderá acompanhar, assessorar, desenvolver, implantar e buscar meios de viabilizar projetos necessários para o desenvolvimento da propriedade, com um enfoque mais sistêmico, auxiliando o produtor na tomada de decisão.


Segundo censo agropecuário do IBGE, pode-se observar que a assistência técnica impacta o VBP (valor bruto da produção) de todos os segmentos da agropecuária. Na agricultura familiar, por exemplo, setor beneficiado com a assistência técnica regular, apresenta um VBP dos estabelecimentos rurais assistidos 3,6 vezes maior do que os não-assistidos, conforme o levantamento do Ministério da Agricultura.


Com o auxílio de uma assistência técnica ou consultoria agrícola, o produtor consegue ter uma visão mais ampla dos problemas encontrados em sua propriedade, estudando junto com o técnico possibilidades de corrigi-lo, impactando no desenvolvimento e produtividade da sua propriedade.


Escrito por: Bianca Mayer, assessora de comercial da Semear Consultoria.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo